PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE FORTALEZA

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE FORTALEZA

Em uma Fortaleza sempre em dívida com o seu passado, há quem empreenda batalhas para preservar a memória das suas ruas e prédios históricos e crie louváveis iniciativas para deixar um legado para as gerações futuras. Hoje amanheci com saudade do passado. Talvez por alguns impropérios do presente e um futuro desejado que  parece ainda está distante, então vou me embora pro passado, mesmo que tropeçando na nostalgia.

Revendo meu álbum de lembranças, e meus rascunhos em empoeiradas gavetas reescrevo este dado, que por muitos ainda é desconhecido. O primeiro automóvel de minha cidade.

O primeiro automóvel de Fortaleza chegou em 28 de março de 1909, vindo dos Estados Unidos pelo vapor inglês “Cearense”. Era um automóvel da marca “Hambler” já usado e comprado pela Empresa Auto Transporte, de propriedade do Dr. Meton de Alencar e de Julio Pinto, adquirido por 8:000$000.

O curioso é que não veio como o combinado, o chauffeur então sem nenhum manual de instrução, só restava a máquina ser puxada a força de tração animal até a casa de Júlio Pinto, mas que foi uma apoteose pelas ruas por onde essa inovação tecnológica desfilou.

 

VER MAIS: www.arquivoassislima.com.br